início > noticias e eventos > CONFRARIA QUEIROSIANA...
CONFRARIA QUEIROSIANA / 2014-02-26 21:55:18
Caros Amigos e Colaboradores No sábado dia 1 de Março a direção da associação Amigos de Gaia, pelas 15 horas, vai realizar no auditório do Arquivo Municipal de Gaia uma apresentação/debate sobre o Boletim n.º 77 publicado em dezembro passado e que apresenta trabalhos dos nossos investigadores, nomeadamenteFrancisco Barbosa da Costa, J. A. Gonçalves Guimarães, Sílvia Santos, Teresa Campos dos Santos, Virgília Braga da Costa, Abel Barros e Salvador Almeida, ou seja, a totalidade dos autores do Boletim! Noutros números têm colaborado Susana Guimarães, Susana Moncóvio, Fátima Teixeira, António Manuel Silva e outros membros do GHAP. Dado que à hora que decorre esta sessão está a decorrer no Solar uma aula do Curso sobre História Empresarial e Institucional com o Prof. José Manuel Tedim, presidente da direção, o secretário e outros investigadores tambémnão poderão estar presentes. Mas, na minha qualidade de diretor-adjunto do Boletim e de coordenador do GHAP convido todos os que não estiverem inscritos no Curso a estarem presentes neste debate. O Boletim dos Amigos de Gaia, que se publica desde 1976 duas vezes por ano, tem sido um repositório de memórias e estudos gaienses insubstituível e por isso merece ser acarinhado e divulgado. O facto de nos últimos anos terpublicado cada vez mais artigos de profissionais da História, da Arqueologia e da História da Arte, tem melhorado significativamente o seu conteúdo, sem prejuízo de continuar a divulgar memórias pessoais e o contributo de profissionais de outras áreas sobre temas gaienses. A colaboração é gratuita por parte dos autores dos artigos e, mesmo que grande parte dos seus leitores não tenha a noção de quanto isso lhes custa em anos de estudo, deslocação a arquivos e museus, horas e horas de trabalho e revisão de textos, suponho que, no que diz respeito aos investigadores do GHAP, essa colaboração irá continuar, pois tal faz parte da noção que, como profissionais, têm de serviço publico prestado a uma entidade sem fins lucrativos. Recordo ainda que a Associação Cultural Amigos de Gaia e os Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana têm um protocolo de colaboração e por isso os seus sócios têm tratamento igual nestas realizações. Por todos estes motivos convido os que puderem a estarem presentes nesta apresentação - debate. Saudações queirosianas J. A. Gonçalves Guimarães Coordenador do GHAP


